quinta-feira, 5 de novembro de 2009

José João Craveirinha



Nasceu em Maputo, antiga Lourenço Marques, em Maio de 1922 e faleceu em 6 de Fevereiro de 2003, na sua cidade natal. É considerado o poeta maior de Moçambique. Em 1991, tornou-se o primeiro autor africano galardoado com o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa.

Como jornalista, colaborou nos periódicos moçambicanos O Brado Africano, Notícias, Tribuna, Notícias da Tarde, Voz de Moçambique, Notícias da Beira, Diário de Moçambique e Voz Africana.

Utilizou pseudónimos como: Mário Vieira, J.C., J. Cravo, José Cravo, Jesuíno Cravo e Abílio Cossa. Foi presidente da Associação Africana na década de 1950.

Esteve preso entre 1965 e 1969 por fazer parte de uma célula da 4ª Região Político-Miltar da Frelimo. Primeiro Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AEMO (Associação dos Escritores de Moçambique) entre 1982 e 1987.

Na sua autobiografia escreveu:

"Nasci a primeira vez em 28 de Maio de 1922. Isto num domingo. Chamaram-me Sontinho, diminutivo de Sonto. Isto por parte da minha mãe, claro. Por parte do meu pai, fiquei José. Aonde? Na Av. Do Zihlahla, entre o Alto Maé e como quem vai para o Xipamanine. Bairros de quem? Bairros de pobres.

Nasci a segunda vez quando me fizeram descobrir que era mulato.
A seguir, fui nascendo à medida das circunstâncias impostas pelos outros. Quando o meu pai foi de vez, tive outro pai: seu irmão.

E a partir de cada nascimento, eu tinha a felicidade de ver um problema a menos e um dilema a mais. Por isso, muito cedo, a terra natal em termos de Pátria e de opção. Quando a minha mãe foi de vez, outra mãe: Moçambique".

Fonte: Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil - Moçambique

2 comentários:

  1. Agradecia retirasse a minha foto.

    Pois essa foto é minha: JOÃO Craveirinha (1947) e não do poeta José Craveirinha (1923-2003)meu tio paterno.

    Sou também autor e pintor mas sobrinho (filho do irmão mais velho do poeta).

    Por favor para saber mais coloque João Craveirinha (Johnny Kraveirinya)no google images e verá a diferença de idades.

    Estou no YouTube em Video
    Canal Kraveirinya
    jcontemhoje.wmv

    http://www.youtube.com/watch?v=27GA61iL9lQ

    ResponderExcluir
  2. Essa foto não é a do meu tio, o poeta José Craveirinha (1922-2003). Agradecia a retirassem e a substituíssem pela verdadeira. Ainda não morri.

    ResponderExcluir